Destaques do ano
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do ano

Conquistas

  • Visão de Sustentabilidade 2050: evolução da estratégia de sustentabilidade para a geração de impacto positivo econômico, social e ambiental, com diretrizes para os negócios até 2050 e compromissos e ambições até 2020.
  • Certificação Empresa B: a Natura é a maior companhia do mundo certificada como Empresa B, atestando seu compromisso com o crescimento econômico aliado à promoção do bem-estar social e ambiental.
  • Receita líquida: R$ 7,4 bilhões, crescimento de 5,7% em comparação com 2013.
  • Operações Internacionais: 19,2% da receita líquida consolidada (16,1% em 2013) e 16 milhões de unidades produzidas localmente por fornecedores terceiros (10,3 milhões em 2013).
  • Aesop: 98 lojas, em 14 países. 18 abertas em 2014.
  • Consultoras Natura: mais de 1,3 milhão de CNs no Brasil e de 400 mil nas Operações Internacionais.
  • Rede Natura: plataforma de vendas online chega a todo o Brasil.
  • Nível de serviço: prazo médio de entrega de 4,5 dias (6,8 em 2011) e 38% dos pedidos entregues às consultoras em até dois dias no Brasil.
  • Ecoparque: inaugurado em março, em Benevides (PA). A fábrica de sabonetes instalada no local produziu 100 milhões de unidades em 2014, gerando valor financeiro e social para a comunidade local e redução de impactos ambientais.
  • Inclusão:dotada de alta tecnologia, a linha de separação de pedidos (picking) do Centro de Distribuição São Paulo (CDSP) alcança 18% de profissionais com deficiência (física e intelectual). A meta é chegar a 30%.

Desafios

  • Lucro líquido: R$ 732,8 milhões*, redução de 13% em comparação com 2013.
  • Participação de mercado: retração de 1,4 p.p. na participação de mercado da Natura no Brasil (janeiro a outubro de 2014).
  • Emissões: aumento de 2,2% nas emissões relativas de gases de efeito estufa em relação a 2013. Em comparação com o ano-base 2012, a redução acumulada é de 6,7%.
  • Volume de negócios na Amazônia: R$ 197 milhões movimentados em 2014 (R$ 201,5 milhões em 2013). Em relação ao ano-base 2010, o volume acumulado de negócios é de R$ 582,1 milhões.
  • Consumo de água: após três anos de estabilidade, a Natura registrou aumento de 11% no consumo de água para cada item fabricado (0,45 litro de água por item em 2014 versus 0,40 litro por item em 2013).

*Excluindo mensuração de mercado.