Uma importante conquista internacional, anunciada no último mês de 2014, significou um reconhecimento emblemático da trajetória da Natura em integrar as questões socioambientais ao seu modelo de negócios, e que impõe ainda mais desafios futuros para a evolução contínua da companhia.
A Natura recebeu a certificação B Corp, tornando-se parte de uma rede global de empresas que associam crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental. Esse compromisso estará expresso no estatuto da companhia – uma das prerrogativas do movimento. Com o selo, a Natura se transforma na maior empresa B certificada do mundo, tendo sido também a primeira companhia de capital aberto a obter a certificação.
Para João Paulo Ferreira, vice-presidente de Redes, a conquista chegou no momento certo. “A certificação reforça que devemos focar a estratégia de curto prazo, mas sem perder de vista o longo prazo, a perenidade da companhia. Ao nos tornarmos uma Empresa B, nosso objetivo será maximizar o valor para todos os atores da sociedade.”
O movimento nasceu em 2006, nos Estados Unidos, liderado pelo B Lab, organização sem fins lucrativos, e hoje reúne cerca de 1,2 mil organizações de 38 países. No Brasil, são cerca de 30 empresas engajadas no movimento até agora. A participação da Natura na iniciativa está totalmente conectada à nova visão de sustentabilidade, contribuindo para os processos de inovação e o engajamento da rede de relações.
O processo de certificação inclui um questionário com perguntas sobre a operação e a cadeia de valor das empresas. Com nota de corte de 80 pontos, a Natura recebeu 110 pontos. Há também uma etapa para o envio de documentos estratégicos que comprovem as informações fornecidas. A cada dois anos, o selo Empresa B precisa ser renovado, o que estimulará a companhia a revisitar constantemente sua estratégia e seu modelo de gestão da sustentabilidade.