A partir de um modelo de negócios diferenciado e coerente com sua visão sustentável do mundo, a Natura atua para gerar cada vez mais valor a todos os seus públicos de relacionamento
Uma das líderes do setor de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal no Brasil, a Natura dedica-se, desde a sua fundação, em 1969, a gerar valor para toda a sua rede de relações. Em 2014, como reconhecimento da evolução do compromisso em aliar desenvolvimento econômico e promoção do bem-estar social e ambiental, a Natura tornou-se a maior companhia do mundo a alcançar a certificação de Empresa B.
A partir do modelo de venda direta, oferece oportunidades econômicas a mais de 1,3 milhão de consultoras Natura no Brasil e de 400 mil nas Operações Internacionais (Argentina, Chile, Colômbia, França, México e Peru), além de continuamente impulsionar o empreendedorismo social e ambiental dessa rede. Bom exemplo é o Movimento Natura, no Brasil, que apoia e incentiva a participação das consultoras em iniciativas de transformação socioambiental. Em 2014, a Natura figurou como a sexta maior empresa de venda direta do mundo, segundo ranking da revista norte-americana Direct Selling News.
Por meio da marca e do portfólio, busca se aproximar dos clientes e incentivar mudanças de hábito e comportamentos mais sustentáveis, caso da linha Natura Sou, que vem estimulando discussões sobre consumo consciente. Atualmente, a empresa tem 42% da preferência de marca dos consumidores brasileiros. Além da França e dos países em que a companhia opera na América Latina, os produtos Natura são comercializados na Bolívia, por meio de distribuidores locais. A Aesop, empresa australiana do segmento premium de cosméticos adquirida no início de 2013, está presente em diversos países da Europa, Ásia, América do Norte e Oceania (leia mais a seguir).
Com os cerca de 6,6 mil colaboradores no Brasil e no exterior, mantém foco no desenvolvimento de competências que aprimorem o negócio, de forma empreendedora e cidadã. Nesse sentido, há, ainda, atenção especial para seus fornecedores e as 33 comunidades com os quais a empresa se relaciona atualmente. Grande parte das comunidades fornece de forma sustentável os ativos da biodiversidade, base tecnológica dos produtos Natura.
Para viabilizar esse modo de conduzir o negócio, existe uma base completa de infraestrutura, logística e tecnologia digital. No Brasil, fábricas próprias estão instaladas em Cajamar (SP), sede da companhia, e Benevides (PA), onde o complexo industrial Ecoparque foi inaugurado, em março de 2014, além de oito centros de distribuição. Com investimentos significativos nos últimos quatro anos, a companhia conta, hoje, com o melhor nível de serviço de sua história. Em média, mais de 60 mil pedidos foram separados por dia em 2014 e, do total de entregas às consultoras, 38% ocorreram em até 48 horas.
Nas Operações Internacionais, a produção local, que aumenta a cada ano, é realizada na Argentina, na Colômbia e no México via fornecedores parceiros. Também há um centro de distribuição em cada país da América Latina em que a Natura está presente.
Evolução contínua nas OIs
Plataforma de negócios cada vez mais relevante, as Operações Internacionais seguem em ritmo acelerado de expansão, com significativos ganhos de lucratividade e eficiência. O crescimento da rede de consultoras, da produção local e do reconhecimento da marca e a evolução nos níveis de serviço prestado são os pilares da estratégia. Veja, a seguir, os principais números.
Argentina
Chile
Colômbia
França
México
Peru