No consolidado Brasil e Operações Internacionais, receita líquida aumentou 5,7% em comparação com 2013. Riqueza distribuída aos públicos chegou a R$ 13,6 bilhões
Em 2014, a receita líquida da Natura no Brasil chegou a R$ 6 bilhões, expansão de 1,9% em comparação com o ano anterior. Nas Operações Internacionais, teve continuidade a estratégia de crescimento com eficiência e lucratividade, alavancada a partir de 2010. As OIs representaram, no ano, 19,2% da receita consolidada (16,1% em 2013). Os dados incluem a marca australiana Aesop e a operação na França. A produção local na América Latina superou 16 milhões de unidades (10,3 milhões em 2013).
No consolidado Brasil e OIs, a receita líquida cresceu 5,7% em 2014, totalizando R$ 7,4 bilhões. O Ebitda foi de R$ 1,6 bilhão, e o lucro líquido correspondeu a R$ 732,8 milhões, retração de 13% se comparado com 2013.
A receita abaixo da estimativa inicial impactou o desempenho em emissões relativas (kg de CO2/kg de produto faturado) da companhia, 2,2% mais altas que o resultado anterior. Ainda assim, se considerarmos 2012 – ano-base para a nova meta, que prevê redução de outros 33% até 2020 –, houve redução acumulada de 6,7%.
A riqueza distribuída aos públicos de relacionamento da companhia foi de R$ 13,6 bilhões (veja a seguir). Especificamente para as comunidades fornecedoras, o total alcançou R$ 8,9 milhões – em 2013, o valor chegou a R$ 11,2 milhões. O motivo da redução foi o escoamento do volume de insumos estocado nos últimos anos.
De janeiro a outubro de 2014, o mercado brasileiro de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria (CFT, na sigla em inglês) obteve crescimento de 14%. Os dados são do Sipatesp (Sindicato da Indústria de Perfumarias de Artigos de Toucador no Estado de São Paulo) e da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que destacou também o crescimento na categoria de higiene pessoal, especialmente sabonetes, cabelos e desodorantes.
Segundo dados do Euromonitor, a participação de mercado da Natura registrou retração de 1 p.p. em 2014 no Brasil. Na operação da América Latina, além da expansão da lucratividade, a Natura foi a empresa com o maior crescimento em participação de mercado no ano. No Chile, na Argentina e no Peru, a Natura já está entre as marcas preferidas.