Governo e sociedade
Governo e sociedade

Educação mais justa
e solidária

Às vésperas de completar cinco anos, o Instituto Natura consolida sua trajetória e tece parcerias que promovem o aprendizado de todos, por todos e para todos

Exercer o papel de protagonista no debate para a construção de políticas públicas que levem ao desenvolvimento sustentável da sociedade é uma das ambições da Natura. Um dos temas escolhidos para que a companhia alcance esse propósito é a educação, que integra não apenas a estratégia de relacionamento da empresa com os colaboradores e a rede de consultoria, como direciona a estratégia de investimento social privado, por meio do Instituto Natura.

Criado em 2010, o instituto gerencia os recursos obtidos com a venda dos produtos da linha Crer para Ver, subsidiada pela Natura e comercializada e divulgada pelas consultoras, sem obtenção de lucro. Em 2014, houve um nível recorde de mobilização, de 20,2% da rede de consultoras ativas do Brasil, para a causa, gerando receita, também inédita, de R$ 18,8 milhões com a venda dos produtos. Esse montante é revertido em projetos de apoio à gestão pública da educação, inovação em tecnologias educacionais e transformação educacional e social.

Para viabilizar muitas de suas iniciativas, o Instituto Natura estabeleceu a Rede de Apoio à Educação (RAE), um programa que cria as pontes entre os projetos e os parceiros públicos e privados. Com ela, é possível monitorar e acompanhar a implementação dos projetos do instituto nos municípios, além de colaborar para o fortalecimento da gestão das secretarias municipais de educação.

Em 2014, a RAE atuou em 26 municípios do nordeste paraense, implementando os projetos Trilhas, Comunidades de Aprendizagem e Conviva Educação e apoiando a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) e a qualificação da gestão dos sistemas de ensino e dos profissionais. Nos municípios de Cajamar (SP) e Benevides (PA), o projeto também apoiou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e o Plano de Gestão Democrática da Rede, além da realização de processos de avaliação diagnóstica.

O pilar de apoio à gestão pública desdobrou-se ainda no engajamento de 4.577 municípios na utilização do Conviva Educação, ambiente virtual gratuito que oferece ferramentas de gestão e organização das informações e dos dados do município. Já as 26 secretarias estaduais de Educação e do Distrito Federal passaram a contar, em 2014, com a plataforma Iniciativas Inspiradoras para apoiar os secretários estaduais de Educação e suas equipes na elaboração e implementação de políticas educacionais. Além dessas plataformas, alguns estados mantêm parcerias e convênios específicos com o instituto, como é o caso da implementação das escolas em tempo integral em São Paulo e do Pacto pela Educação do Pará, que pretende elevar o desempenho do Estado em 30% no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Na área de inovação, o instituto apoiou a ampliação do uso dos objetos digitais de aprendizagem, disponibilizados pela plataforma gratuita Escola Digital. Ao todo, são mais de 4 mil videoaulas, jogos, animações, infográficos e mapas, que permitem a aprendizagem dentro e fora da escola. Em 2014, a plataforma foi aprimorada com novas funcionalidades e ampliou seu acervo por meio da contribuição dos próprios usuários.

Outro destaque do ano foi a forte expansão do projeto Comunidades de Aprendizagem, que passou a contar com 172 escolas parceiras no Brasil, beneficiando cerca de 50 municípios. A proposta, concebida pelo Centro Especial de Investigación em Teorías y Prácticas Superadoras de la Desigualdad, da Universidade de Barcelona, busca gerar eficácia na aprendizagem, equidade e coesão social por meio da implementação de uma série de atuações de êxito e da maior integração da escola com a comunidade. No Rio de Janeiro e em São Paulo, a iniciativa conta com a atuação de 30 consultoras e consultores Natura, que atuam como voluntários nos projetos desenvolvidos nas escolas.

Monitoramento
do projeto Trilhas

Em 2014, o Instituto Natura realizou, pela primeira vez, o monitoramento de um dos seus projetos estratégicos de maior consolidação nacional: o Trilhas, conjunto de materiais que apoia os professores no processo de alfabetização de 3 milhões de crianças da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental, reconhecido como um projeto endossado pelo Ministério da Educação desde 2012.

Ao todo, mais de 3.700 educadores, de 800 municípios, participaram da pesquisa. Aproximadamente 90% desses professores afirmaram que o interesse dos cerca de 100 mil alunos sob sua responsabilidade aumentou com o projeto e que as ferramentas contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e oralidade.

Operações Internacionais

A implementação das Comunidades de Aprendizagem também foi o carro-chefe das iniciativas da Natura nas Operações Internacionais, em que a arrecadação da linha Crer para Ver atingiu a marca de R$ 6,7 milhões, cerca de R$ 2 milhões a mais que em 2013, com envolvimento de 18,7% das consultoras (17,6% no ano anterior). Com a colaboração de uma rede formada por poder público, universidades e organizações civis em cada país, o Instituto Natura fomentou a estruturação do projeto, em diferentes níveis, em 37 escolas no Peru, no México e na Colômbia. Para 2015, já está prevista a adoção dessa proposta também no Chile e na Argentina, onde foram realizados fóruns de discussão e formação ao longo do ano.

Também foi concluída a pesquisa Mapeal (Mapa de la Educación en América Latina), conduzida pelo Cippec (Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento), sediado na Argentina, com apoio do Instituto Natura. A pesquisa compara as políticas educacionais conduzidas na América Latina de 2000 a 2014, com base na avaliação dos resultados do Pisa (Programme for International Student Assessment), comandado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Os resultados serão debatidos em um seminário internacional, que será realizado em 2015, no Brasil, podendo ser utilizados para nortear os investimentos futuros em educação, sejam eles públicos ou privados.