Fornecedores
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Parceria
afinada

A Natura investe constantemente para aprimorar seu relacionamento com parceiros comerciais e desenvolver uma cadeia de alto valor agregado

Aproximadamente 5 mil parceiros compõem a rede de fornecimento da Natura, caracterizada pela capacidade de atendimento, flexibilidade e capilaridade. Para evoluir o relacionamento com esse público, a empresa realizou, ao longo de 2014, mudanças estruturais em sua área de Suprimentos, com a implementação de uma ferramenta mais eficiente para gestão de compras, que contribui para a transparência dos processos.

Em função de novas demandas regulatórias, também foram revisados os requisitos de auditoria aplicados aos fornecedores, que abrangem aspectos ambientais e sociais, incluindo práticas trabalhistas e de direitos humanos. Para alguns parceiros, a verificação resulta na estruturação de planos de ação, que são acompanhados pela Natura e têm data estabelecida de conclusão. A auditoria passou a verificar, ainda, a adesão ao conteúdo do novo Código de Conduta para Fornecedores, lançado pela Natura em 2014 como um complemento ao código principal (leia mais aqui). Os principais fornecedores, que já realizam um reporte socioambiental anual, foram priorizados em um processo de engajamento com a visão da Natura e convidados a compartilhar iniciativas entre si.

Dos fornecedores que ingressaram na cadeia de suprimentos no ano, 2,2% foram avaliados, no momento da contratação, quanto aos riscos ambientais, sociais, trabalhistas e de direitos humanos. Vale ressaltar, no entanto, que esses novos fornecedores se enquadram nas categorias que representam 70% do volume de compras da empresa.

A criação de uma gerência específica para o desenvolvimento da cadeia de materiais reciclados pós-consumo, como PET, vidro e alumínio, é outro exemplo de como a Natura vem assumindo o papel de indutora da transformação e até mesmo da estruturação de novas cadeias de fornecimento, fomentando a atuação de cooperativas e empresas de reciclagem e construindo as pontes com o poder público e as comunidades para a melhoria das políticas públicas ligadas ao tema.

Hoje, a rede de parceiros contempla duas principais categorias: produtivos, com aqueles que fornecem ativos da biodiversidade, matérias-primas, materiais de embalagem e produtos acabados, e não produtivos, incluindo fornecedores de serviços de tecnologia, de transporte e de manutenção, entre outros. Em torno de 500 fornecedores representam cerca de 70% do volume de compras da Natura.

Colaboração contínua

Um dos fatores-chave para o êxito do negócio é disponibilizar, cada vez mais, espaços de colaboração e integração dos fornecedores às necessidades estratégicas da empresa. Em 2014, a consolidação do Comitê de Fornecedores promoveu a construção conjunta de soluções que trouxeram benefícios para as duas partes. Ao inseri-los em painéis de diálogo formados por pequenos grupos e equipes multidisciplinares da própria Natura, foi possível dar voz às demandas e conhecer os pontos vulneráveis da relação e, assim, delinear caminhos de parceria.

Os esforços contribuíram para a evolução dos processos de recebimento de materiais, seleção de fornecedores, gestão da cadeia de transportes, qualidade, sustentabilidade e planejamento, a exemplo da redução do prazo de entrega dos fornecedores de embalagens, que trouxe melhorias para a gestão de estoques.

O comitê integra o Qlicar, programa de gestão de performance e relacionamento com fornecedores que acompanha regularmente indicadores de processos da Natura e os temas Qualidade, Logística, Inovação, Competitividade, Ambiental, Social e Relacionamento. O Qlicar promove a aproximação com os fornecedores por meio da gestão de indicadores de desempenho, alavancando os resultados de todos os envolvidos e reconhecendo os que têm melhor desempenho por meio do Prêmio Qlicar (categorias insumos, produtos acabados, serviços logísticos, serviços de tecnologia digital, serviços de marketing, comunidades e parceiros de inovação, além dos destaques socioambiental e qualidade assegurada). No ano, mais de cem fornecedores participaram do programa.

Em 2014, o índice de lealdade dos fornecedores (Brasil e OIs) foi de 26%. No ano anterior, o resultado correspondeu a 31%. Entre as oportunidades de melhoria identificadas estão mais agilidade no retorno às propostas técnicas, comerciais e de inovação e planejamento e comunicação mais próximos e efetivos. As iniciativas desenvolvidas ao longo do ano já abordaram essas questões e terão sequência em 2015. Veja, aqui, os índices de lealdade dos principais públicos de relacionamento da Natura.