Colaboradores
Colaboradores

Cada dia, um espaço novo para trabalhar

A reflexão sobre as recentes transformações no ambiente de trabalho vem produzindo experiências inovadoras na Natura. Uma delas trata justamente sobre os espaços em que os profissionais da companhia desempenham suas atividades. Atualmente, os colaboradores da área administrativa de Cajamar e de São Paulo já não têm mais postos fixos de trabalho. Podem, a cada dia, ocupar um lugar diferente, o que estimula a interação entre profissionais de áreas distintas, a troca de ideias e a colaboração.

Os profissionais possuem notebooks ou, quando trabalham com computadores desktop, têm à disposição um software específico que permite o acesso aos seus arquivos de qualquer equipamento. Para facilitar a localização das pessoas, cada diretoria tem seu andar e bloco definidos.

Ao chegar à empresa, o colaborador escolhe um dos postos disponíveis. Ao fim do dia ou quando participa de reuniões e outros eventos externos, deve deixar o espaço livre. Para guardar artigos pessoais e materiais de trabalho, a Natura disponibiliza armários e escaninhos. A mobilidade também contribui para que as pessoas não acumulem documentos, materiais e objetos que já não utilizam mais.

Denominado Novos Espaços, o projeto ganhou ainda mais força quando a necessidade de otimizar os ambientes foi identificada. Uma avaliação constatou que, em dado momento de um dia de trabalho, ao menos 20% dos colaboradores não se encontram em seus postos porque estão de férias, em trânsito, participando de reuniões externas ou trabalhando em outras unidades da empresa.

Para dar vida ao projeto, foi formado um grupo multidisciplinar, que participou de uma oficina para discutir essa nova dinâmica de trabalho. A partir daí, desenhou-se a proposta arquitetônica, que contemplou aspectos de eficiência ambiental, e tiveram início as reformas.

As informações sobre cada etapa das mudanças ficaram disponíveis em um blog específico. Além disso, representantes das diferentes áreas compuseram o grupo Rede de Novos Espaços, que, em reuniões mensais, obtinham as atualizações do projeto. Foi organizada, ainda, uma extensa campanha de comunicação interna, que incluiu a divulgação de um guia prático.

Os novos espaços contemplam quatro tipos de ambiente:

  • Ambiente de foco: posto de trabalho isolado, voltado a quem precisa de concentração para realizar uma atividade específica;
  • Ambiente de fazer: mesas de trabalho para as tarefas do dia a dia. É o ambiente onde a maioria dos colaboradores passa o tempo produzindo e trocando experiências;
  • Ambiente de colaboração: salas de reunião formais e espaço para reuniões breves;
  • Ambiente de convivência: para estimular a interação e a descontração nos intervalos de trabalho, com café e geladeira de uso coletivo.