Resíduos
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Mais recicláveis e reciclados

Refil para a linha de perfumaria de Natura Ekos é mais um exemplo de inovação em tecnologias sustentáveis, que investe no uso de materiais reciclados pós-consumo

Inovar em direção ao impacto positivo para o negócio, a sociedade e o meio ambiente. A frase ilustra bem como foi o desenvolvimento de uma das principais novidades do portfólio da Natura em 2014: os refis da linha de fragrâncias Natura Ekos Frescores, produzidos com PET 100% reciclado pós-consumo e que geram 72% menos emissões de gases de efeito estufa.

Com o lançamento, a Natura se tornou a primeira grande marca de cosméticos a utilizar esse tipo de material na categoria perfumaria, mantendo o pioneirismo da empresa, que foi, entre outros exemplos, a primeira no País a adotar o uso de refis para seus produtos, ainda na década de 1980. Os refis de Ekos Frescores representam uma economia média de 20% para os clientes, o que deve impulsionar sua comercialização, gerando mais recursos para as consultoras e para a Natura.

Depois de um trabalho para melhor estruturar recicladoras de vidro parceiras, a Natura também inseriu, no início de 2015, 20% de vidro reciclado pós-consumo, do tipo premium, nas embalagens de perfumaria das marcas Ekos Frescor, Humor, Kaiak e Essencial masculino, indo além da oferta de refis para Ekos. Essa primeira fase do projeto utilizou aproximadamente 470 toneladas de vidro reciclado, evitando o descarte equivalente de mais de 1,3 milhão de garrafas de vidro de 600 ml.

O compromisso de desenvolver produtos com menor impacto durante todo o seu ciclo de vida está explicitado na nova visão de sustentabilidade, que reúne ambições para 2020 relacionadas ao desenvolvimento de embalagens ecoeficientes e ao aumento do uso de materiais recicláveis e reciclados pós-consumo nas embalagens. Para as formulações, o objetivo é reduzir o número de ingredientes e aumentar o uso daqueles de origem vegetal extraídos da biodiversidade pan-amazônica.

Já há alguns anos, a companhia adota os princípios de ecodesign para o desenvolvimento de produtos, buscando minimizar os impactos ambientais durante todo o seu ciclo de vida. “Muitas vezes, são pequenas iniciativas, como alterar o formato da tampa de uma embalagem para aumentar seu potencial de reciclabilidade. Nesse caso, o que fazemos é facilitar a captação daquele material por parte das cooperativas de reciclagem”, exemplifica Keyvan Macedo, gerente de Sustentabilidade da Natura.

Hoje, as áreas de inovação e desenvolvimento de produtos contam também com uma ferramenta (calculadora integrada) que mensura ganhos e perdas ambientais, permitindo, ainda na fase de planejamento, estimar o potencial impacto ambiental de qualquer produto a ser lançado (veja a seguir). As áreas seguem as diretrizes da Política de Uso Sustentável de Material Reciclado Pós-Consumo da Natura, lançada em 2013.

Ganhos e perdas ambientais

Ainda na fase de desenvolvimento dos produtos, a calculadora integrada de impacto ambiental de produtos permite ao pesquisador calcular:

  • impacto em emissões de gases de efeito estufa
  • impacto em geração de resíduos e rejeitos
  • quantidade gerada de material reciclado pós-consumo
  • ativos da sociobiodiversidade utilizados

As medições mostram o impacto potencial de cada material utilizado.

Com as estimativas, é possível escolher as soluções mais ecoeficientes.