Com estruturas simplificadas e abertas à colaboração, a estratégia de inovação está conectada aos negócios e pretende responder aos desafios socioambientais e culturais da atualidade
A inovação está na essência da Natura e é por meio dela que a empresa transforma os desafios socioambientais em novas oportunidades de negócios. Um exemplo dessa diretriz foi o lançamento, em 2014, do desodorante aerossol Ecocompacto, que possibilitou a entrada da Natura em um novo segmento, com a oferta de uma alternativa de consumo mais sustentável. Produzido de forma pioneira no Brasil, o Ecocompacto foi desenvolvido pela Natura em estreita parceria com seus fornecedores, dada a interdependência entre a fórmula, a embalagem e o processo produtivo para oferecer o rendimento e a proteção esperados, com o diferencial de um impacto ambiental significativamente menor.
Segundo dados da Euromonitor de 2013, o Brasil é o país que mais comercializa desodorantes – deteve, naquele ano, 22% da participação no mercado mundial. O aplicador em aerossol, por seu alto desempenho e praticidade, teve a preferência de mais de 50% dos consumidores brasileiros em 2013, de acordo com a Abihpec/Sipatesp (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e Sindicato da Indústria de Perfumarias de Artigos de Toucador no Estado de São Paulo).
Para a Natura, no entanto, o ingresso nesse mercado representava um enorme desafio ambiental, pois o aerossol utiliza gases propelentes em sua formulação para permitir que o ativo antitranspirante seja propagado em forma de névoa ou spray. Em parceria com seus fornecedores, a Natura conduziu o desenvolvimento de um produto de alta performance com metade da volumetria convencional, cuja embalagem emprega 15% menos alumínio que as demais, mas com o mesmo rendimento. O resultado é a geração de 48% menos emissões de gases de efeito estufa.
O Ecocompacto também tem como grandes aliados as consultoras e os consultores Natura. Com a venda personalizada, as CNs têm a chance de explicar aos clientes os diferenciais do produto, além de tirar eventuais dúvidas sobre a volumetria menor da embalagem, em comparação com as já existentes no mercado.
A expectativa é que o produto siga a mesma trilha que já vem sendo percorrida pela marca Sou, lançada em 2013, que, além de inserir a Natura em um nicho de mercado novo, impactando os resultados financeiros da empresa, traz ganhos ambientais e estimula o consumo consciente. “Para nós, as tecnologias verdes estão a serviço do crescimento dos negócios. Cada vez mais e envolvendo toda a cadeia de valor, nossos produtos serão desenvolvidos seguindo o que é vanguarda em ecodesign e ecoefetividade”, faz questão de enfatizar Gerson Pinto, vice-presidente de Inovação.
Além da frente em Tecnologias Sustentáveis, que tem o Ecocompacto como um dos mais recentes exemplos, a Natura conta com outras duas frentes de pesquisa e desenvolvimento: Bem-Estar e Relações; e Tecnologias Cosméticas.
Principais lançamentos de 2014