Inovação
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Relatório Anual 2014 - Tecnologia & inovação

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Criar em
parceria é a fórmula

Com estruturas simplificadas e abertas à colaboração, a estratégia de inovação está conectada aos negócios e pretende responder aos desafios socioambientais e culturais da atualidade

A inovação está na essência da Natura e é por meio dela que a empresa transforma os desafios socioambientais em novas oportunidades de negócios. Um exemplo dessa diretriz foi o lançamento, em 2014, do desodorante aerossol Ecocompacto, que possibilitou a entrada da Natura em um novo segmento, com a oferta de uma alternativa de consumo mais sustentável. Produzido de forma pioneira no Brasil, o Ecocompacto foi desenvolvido pela Natura em estreita parceria com seus fornecedores, dada a interdependência entre a fórmula, a embalagem e o processo produtivo para oferecer o rendimento e a proteção esperados, com o diferencial de um impacto ambiental significativamente menor.

Segundo dados da Euromonitor de 2013, o Brasil é o país que mais comercializa desodorantes – deteve, naquele ano, 22% da participação no mercado mundial. O aplicador em aerossol, por seu alto desempenho e praticidade, teve a preferência de mais de 50% dos consumidores brasileiros em 2013, de acordo com a Abihpec/Sipatesp (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e Sindicato da Indústria de Perfumarias de Artigos de Toucador no Estado de São Paulo).

Para a Natura, no entanto, o ingresso nesse mercado representava um enorme desafio ambiental, pois o aerossol utiliza gases propelentes em sua formulação para permitir que o ativo antitranspirante seja propagado em forma de névoa ou spray. Em parceria com seus fornecedores, a Natura conduziu o desenvolvimento de um produto de alta performance com metade da volumetria convencional, cuja embalagem emprega 15% menos alumínio que as demais, mas com o mesmo rendimento. O resultado é a geração de 48% menos emissões de gases de efeito estufa.

O Ecocompacto também tem como grandes aliados as consultoras e os consultores Natura. Com a venda personalizada, as CNs têm a chance de explicar aos clientes os diferenciais do produto, além de tirar eventuais dúvidas sobre a volumetria menor da embalagem, em comparação com as já existentes no mercado.

A expectativa é que o produto siga a mesma trilha que já vem sendo percorrida pela marca Sou, lançada em 2013, que, além de inserir a Natura em um nicho de mercado novo, impactando os resultados financeiros da empresa, traz ganhos ambientais e estimula o consumo consciente. “Para nós, as tecnologias verdes estão a serviço do crescimento dos negócios. Cada vez mais e envolvendo toda a cadeia de valor, nossos produtos serão desenvolvidos seguindo o que é vanguarda em ecodesign e ecoefetividade”, faz questão de enfatizar Gerson Pinto, vice-presidente de Inovação.

Além da frente em Tecnologias Sustentáveis, que tem o Ecocompacto como um dos mais recentes exemplos, a Natura conta com outras duas frentes de pesquisa e desenvolvimento: Bem-Estar e Relações; e Tecnologias Cosméticas.

Principais lançamentos de 2014

  • #urbano: traz uma nova assinatura para o mercado de perfumaria masculina, combinando o akigalawood (ingrediente inédito obtido pela biotecnologia sustentável) a um frescor aquoso com toque de especiarias finas. O conceito dialoga com um público jovem conectado à cena artística urbana, com quem a Natura interage com uma nova abordagem em termos de linguagem e ações de comunicação
  • Luna: com fragrâncias e frascos inspirados na sensualidade e na feminilidade da mulher, a Natura passa a ocupar um espaço até então não explorado pelo mercado de perfumaria. Com saída cítrica frutal, corpo floral e fundo amadeirado, o caminho olfativo da fragrância acrescenta um toque de brasilidade ao chipre, formulação de grande sucesso em todo o mundo
  • Ecocompacto: primeira linha de desodorantes aerossóis da Natura, com desempenho antitranspirante e desodorante por 24h, sem manchar roupas, claras ou escuras. Com propriedades que contribuem para manter a hidratação e a função barreira da pele. Disponível em diferentes fragrâncias da Natura, com perfumação prolongada
  • Sabonetes Ekos 100% Amazônia: desde 2004 produzidos com fórmula 100% livre de gordura animal, a linha inova mais uma vez com o aumento da concentração de óleos vegetais provenientes da sociobiodiversidade amazônica no noodle (massa base) dos sabonetes em barra, agora totalmente produzidos na nova fábrica da Natura no Ecoparque, em Benevides (PA)
  • Natura Tododia: reposicionamento de toda a linha de produtos, com novas fórmulas, que possibilitam mais hidratação e fragrância, e embalagens mais funcionais e sustentáveis, que utilizam plástico verde. A intenção é que as pessoas possam viver mais intensamente o presente, transformando seu tempo livre em um momento de maior conexão consigo mesmo e com a poesia da vida
  • Plant Intensa: voltada à terapia cosmética capilar regenerativa, como alternativa à hidratação feita no salão de beleza. O kit de tratamento possui formulação inovadora, com alta concentração de óleos de abissínia, além de ser rico em complexos de ômegas 6 e 9, ativos com potente ação reconstrutora das fibras do cabelo