Inovação
Inovação

A crença na inovação aberta e em rede, com a construção compartilhada de aprendizados e experiências, faz com que, hoje, cerca de 60% dos projetos de inovação da Natura sejam desenvolvidos em conjunto com mais de 200 parceiros, entre empresas, universidades, instituições de pesquisa, laboratórios de testes e órgãos de fomento. Para auxiliar a gestão desse processo, a Natura conta com o iQlicar, programa de relacionamento para avaliação, reconhecimento e desenvolvimento de parceiros inspirado no programa voltado ao desenvolvimento dos fornecedores da companhia. Por meio do iQlicar, é possível visualizar toda a rede de organizações envolvida no processo de inovação da Natura, medir e ampliar o desempenho das parcerias e estreitar as relações colaborativas.

Mas, como a inovação, assim como o conhecimento, não tem fronteiras, a Natura tem ido ao encontro de parceiros em todas as partes do mundo. A ideia é buscar atores que possam contribuir para a solução de desafios de inovação de forma eficiente e transformadora. Por isso, mantém relações estreitas, por exemplo, com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Boston (EUA), por meio do MIT Media Lab (laboratório de pesquisa de tecnologias digitais), e com o Centro de Pesquisa em Biologia Cutânea, do Massachussets General Hospital – o maior hospital de ensino da Harvard Medical School –, além de parcerias em Paris (França), onde desenvolve pesquisa colaborativa com a Universidade de Lyon, e em Melbourne, na Austrália, onde está localizado o Centro de Inovação da Aesop, marca adquirida pela Natura no início de 2013.

Esse olhar global ganhou ainda mais força em 2014 com a inauguração do escritório de inovação da Natura em Nova York, nos Estados Unidos. A presença no país pretende alimentar o processo de inovação da empresa, contribuindo para o desenvolvimento das competências internacionais da Natura e estabelecendo novas parcerias com centros tecnológicos de excelência mundial. O escritório de inovação de Nova York está ligado às estruturas de inovação da Natura já existentes no Brasil:

  • Centro de Inovação de Cajamar: principal centro de pesquisa da Natura e o mais completo e avançado centro de pesquisa e tecnologia cosmética da América do Sul;
  • Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, em Benevides: polo de inovação a partir do uso sustentável da biodiversidade brasileira. Possui equipamentos em escala-piloto e semi-industrial para processamento de frutos e extração e modificação dos óleos vegetais e derivados;
  • NINA (Núcleo de Inovação Natura na Amazônia), em Manaus: integra o Programa Amazônia e é uma estrutura dedicada à articulação de redes de pesquisa e inovação na região.

Quando o real encontra o virtual

Em 2014, o MIT Media Lab uniu-se pela primeira vez com uma empresa brasileira para a realização de um “hackathon” (resultado da junção das palavras hacker e marathon), maratona de inovação que reúne desenvolvedores de softwares, designers e outros profissionais em um ambiente de colaboração, cocriação e prototipagem. Como parte das iniciativas do programa Natura Campus (programa de inovação aberta da empresa), o evento durou seis dias e envolveu 32 participantes, entre pesquisadores do MIT Media Lab, colaboradores da Natura, estudantes e pesquisadores brasileiros.

Após a chamada pública para receber projetos que respondessem à pergunta “Como a tecnologia pode conectar o produto ao ambiente digital de modo a melhorar a experiência do consumidor?”, foram escolhidas oito propostas, dentre as 88 recebidas, para serem prototipadas na maratona, em uma oficina equipada com processadores, impressoras 3D e máquinas de corte a laser, na sede da Natura, em Cajamar. A maratona, que durou 48 horas ininterruptas, foi precedida pela imersão dos participantes nos mundos da tecnologia, da cosmética e do modelo de negócios da Natura.

Ao final do evento, as duas estudantes que apresentaram as melhores ideias ganharam uma bolsa de estudos de seis meses no MIT Media Lab, financiada pela Natura, para desenvolver seus projetos.