Em 2015, o Natura Musical, que integra o eixo de valorização da cultura brasileira com foco em música do programa de apoios e patrocínios da companhia, celebra uma década de atuação. No período, foram mais de 240 projetos patrocinados e cerca de R$ 88,9 milhões investidos, que deram vida a shows, CDs, DVDs, livros e filmes.
Nestes dez anos, o Natura Musical se transformou em uma plataforma de renovação da música brasileira, difundindo a brasilidade por diversos meios e para diferentes públicos, caso do festival de mesmo nome, com shows gratuitos em espaços públicos, e do portal Natura Musical, com conteúdos exclusivos e uma rádio online, que traz 24h de programação genuinamente brasileira. Nas redes sociais, o Natura Musical reúne mais de 1 milhão de seguidores.
Uma das recentes novidades é a ampliação do programa, que expandiu o número dos editais – de quatro para seis –, para selecionar os projetos apoiados com recursos próprios e provenientes da Lei Rouanet, da Lei do Audiovisual e de leis estaduais. Os processos seletivos (um nacional e cinco regionais: Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo) aconteceram em 2014 e registraram 4.226 inscrições. Os 30 projetos escolhidos serão realizados em 2015 e dividirão um total de R$ 6,7 milhões, com valor máximo estipulado por iniciativa de R$ 300 mil.
O programa está estruturado em três frentes: lançamentos de novos trabalhos; formação, documentação e legado; e conteúdos em áudio, audiovisuais e novos formatos. Entre os selecionados de 2015 estão Gal Costa, Chico César, Elza Soares, Emicida e Flávio Venturini. Todas as produções apoiadas pelo Natura Musical estão disponíveis para download na internet. Acesse www.naturamusical.com.br.
Como parte do eixo desenvolvimento sustentável do programa de apoios e patrocínios, a empresa patrocinou o filme Amazônia: Planeta Verde, uma coprodução brasileira e francesa que estreou em 2014, no Brasil. No eixo fortalecimento de organizações da sociedade civil, a Natura apoiou a realização da segunda edição do evento Sustainable Brands, no Rio de Janeiro, do 12.º Fórum Empresarial e do Prêmio Nacional da Qualidade, promovidos pela FNQ (Fundação Nacional de Qualidade). Entre recursos próprios e incentivados, a Natura aportou um total de R$ 21,9 milhões em 2014 – R$ 15,1 milhões apenas para o Natura Musical.
Natura Musical 2014