Visão de sustentabilidade
Visão de sustentabilidade

Nova visão impulsiona revisão de temas materiais

Como parte do compromisso de engajar sua rede de relações em um processo de diálogo contínuo e transparente para o aperfeiçoamento da visão de sustentabilidade, a Natura revisou, em 2014, sua matriz de materialidade. O objetivo era compartilhar com os públicos de relacionamento da companhia a estratégia 2050 e as ambições 2020. Tendo em mãos mais de 20 temas de sustentabilidade pré-selecionados com base na visão e em documentos setoriais, a empresa saiu a campo e realizou uma série de consultas, tanto no Brasil como nas Operações Internacionais.

Foram consideradas as percepções dos públicos de relacionamento prioritários para a Natura (colaboradores – incluindo a liderança –, consultoras Natura, clientes e fornecedores – incluindo comunidades fornecedoras), além das considerações feitas por alguns acionistas e por representantes das comunidades do entorno. Ao todo, foram respondidos 4.217 questionários online e realizadas 40 entrevistas presenciais e por telefone, além de um painel de discussão com 18 participantes de diferentes públicos.

Após o cruzamento das percepções da rede de relações com as ambições internas da Natura, foram evidenciados nove temas considerados relevantes. Esses tópicos passaram pela validação da alta liderança e foram reorganizados em seis novos temas prioritários que ajudarão a nortear a gestão da empresa e sua interação com os públicos estratégicos e a sociedade, como descrito a seguir:

  1. Resíduos
  2. Mudanças climáticas
  3. Valorização da sociobiodiversidade
  4. Água
  5. Transparência e origem de produtos
  6. Eduçação

A estratégia, as ações empreendidas e os principais resultados de cada um dos seis temas estão presentes no Relatório Anual, com capítulos específicos: Água, Resíduos, Mudanças climáticas, Sociobiodiversidade e Transparência. A exceção é o tópico educação, que, por sua abrangência, está representado nas seções Consultoras, Colaboradores e Governo e Sociedade. A transparência sobre as práticas empresariais também está exemplificada na seção Gestão e Organização, que concentra a atuação da Natura nas questões de governança, ética e transparência e gestão de pessoas.

Os demais temas da visão de sustentabilidade também seguirão sendo trabalhados pela companhia e considerados nos processos de tomada de decisão. Além de contemplar os temas materiais, o Relatório Anual foi estruturado a partir das ambições explicitadas no novo documento.

Veja, a seguir, a amplitude de cada tema material e sua conexão com as diferentes etapas do negócio e com os públicos de relacionamento da Natura.

1. Resíduos
desenvolvimento de embalagens com menor impacto ambiental e que promovam o consumo consciente

O que envolve: desde a concepção dos produtos e as práticas nas unidades operacionais pelos colaboradores até a eficiência logística (transportadoras) para garantir destinação de materiais recicláveis a cooperativas. O tema também exige engajamento dos clientes finais para a realização do descarte adequado após o consumo dos produtos e diálogo frequente com o governo, visando estar em consonância com o que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Aspectos e indicadores GRI relacionados: materiais; efluentes e resíduos; e produtos e serviços | G4-EN2, G4-EN23, G4-EN27 e G4-EN28.


2. Mudanças climáticas
redução das emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor e a neutralização por meio de projetos que incluam benefícios sociais

O que envolve: redução de emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor (incluindo fornecedores e unidades operacionais), sendo que o maior impacto está na extração e no transporte de matérias-primas e de materiais de embalagem. O foco é captar e disseminar projetos com soluções inovadoras, que agreguem outros benefícios socioambientais, indo além da redução e/ou remoção de emissões da atmosfera.

Aspectos e indicadores GRI relacionados: desempenho econômico; e emissões | G4-EC2, G4-EN15, G4-EN16, G4-EN17, G4-EN18, G4-EN19 e G4-EN20.


3. Valorização da sociobiodiversidade
promoção de negócios sustentáveis por meio da utilização de produtos e serviços provenientes principalmente da região pan-amazônica

O que envolve: para preservar, conservar e valorizar a sociobiodiversidade, é necessário atenção permanente desde a etapa de concepção dos produtos, realizada pelos colaboradores, passando pela contribuição da Natura para a discussão de um novo marco legal da biodiversidade com o governo, até o cumprimento da política de compras específica em vigor. Nesse contexto, a conexão dos clientes com a cultura tradicional e com o valor da sociobiodiversidade é fundamental para o fomento de uma nova economia, baseada na conservação da biodiversidade a partir de seus produtos e serviços e no relacionamento com as comunidades fornecedoras da região.

Aspectos e indicadores GRI relacionados: desempenho econômico; impactos econômicos indiretos; biodiversidade; comunidades locais; trabalho infantil; trabalho forçado ou análogo ao escravo; avaliação de fornecedores em direitos humanos; mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a direitos humanos; e produtos e serviços | G4-EC1, G4-EC2, G4-EC7, G4-EC8, G4-EN11, G4-EN12, G4-SO1, G4-HR5, G4-HR6, G4-HR10, G4-HR12 e G4-EN27.


4. Água
redução relativa do consumo e da poluição da água em toda a cadeia de valor e neutralização do impacto hídrico

O que envolve: esforço para reduzir o consumo de água, desde a extração de matérias-primas até o descarte final do produto (cadeia de valor). O impacto mais direto está nas fontes hídricas onde é captada a água utilizada na fabricação dos produtos Natura, etapa que pode afetar as comunidades do entorno. De forma indireta, o impacto também é encontrado no processo de fabricação dos insumos utilizados nos produtos (cadeia de fornecedores), no uso da água pelos clientes (utilização de produtos como xampus e sabonetes) e durante o tratamento dos resíduos após o uso e descarte dos produtos. O tema foi inserido em decorrência da crise hídrica que afeta a região sudeste, onde está localizada a principal operação da natura, além de representar alta dependência e alto impacto para o negócio.

Aspectos e indicadores GRI relacionados: água; e efluentes e resíduos | G4-EN8, G4-EN9, G4-EN22 e G4-EN26.


5. Transparência e origem dos produtos
ampliação da visibilidade sobre as práticas empresariais e a origem dos produtos

O que envolve: forma clara e transparente de reportar as práticas, as escolhas e os resultados financeiros de modo integrado aos resultados sociais e ambientais da companhia. Envolve também toda a cadeia de fornecedores, incluindo as comunidades fornecedoras, para o levantamento das principais informações relacionadas aos produtos. As unidades operacionais, por meio dos colaboradores, contribuem na gestão e para a garantia da correta divulgação de informações dos produtos, buscando auxiliar o cliente a fazer uma escolha consciente e sustentável.

Aspectos e indicadores GRI relacionados: avaliação ambiental de fornecedores; avaliação de fornecedores em práticas trabalhistas; avaliação de fornecedores em direitos humanos; avaliação de fornecedores em impactos na sociedade; rotulagem de produtos e serviços; e produtos e serviços | G4-12, G4-EN32, G4-LA14, G4-HR10, G4-SO9, G4-PR3 e G4-EN27.


6. Educação
desenvolvimento da rede de consultoras (6) e dos colaboradores (6'), incluindo ações de promoção da melhoria da educação pública (6')

O que envolve: atuação voltada a colaboradores e consultoras e consultores para que eles possam se tornar agentes de transformação socioambiental e, assim, gerar impacto positivo para a sociedade como um todo. Iniciativas específicas do Instituto Natura, dedicado à promoção da educação e incluindo parceria e diálogo constante com o governo, têm maior abrangência, impactando alunos, professores e gestores educacionais em todo o País.

Aspectos e indicadores GRI relacionados: impactos econômicos indiretos; e treinamento e educação | G4-EC7, G4-EC8, G4-LA9 e G4-LA11.

Desempenho em sustentabilidade

Confira o desempenho da empresa em 2014 em relação a cada compromisso 2020

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