Para entregar cada vez mais valor à rede de relações da Natura, a nova visão de sustentabilidade reúne diretrizes estratégicas para 2050 e ambições que devem ser alcançadas até 2020
Diversos estudos e evidências mostram que os modelos econômicos e culturais vigentes são insustentáveis. Ao mesmo tempo, há um movimento crescente de conscientização e busca de soluções para levar a humanidade a um futuro mais equilibrado.
A partir dessa premissa, a Natura entendeu ser este o momento para ir além das iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas ao longo de sua trajetória. Totalmente alinhada à estratégia do negócio, a ambição agora é se tornar uma empresa geradora de impacto positivo em todas as dimensões de suas atividades, o que significa que a atuação da companhia deve ajudar a tornar o meio ambiente e a sociedade melhores, ultrapassando o atual paradigma de apenas reduzir e mitigar impactos.
Com esse propósito, foi lançado, em 2014, um conjunto de diretrizes estratégicas para a construção de impacto positivo até 2050 para todos os negócios da empresa, bem como as ambições e os compromissos que deverão ser alcançados pela marca Natura até 2020. “A visão nos dá uma direção clara sobre o caminho que queremos percorrer. Mais do que nunca, essa estratégia orientará não só a inovação de produtos, mas a de todos os nossos processos de trabalho”, salienta o vice-presidente de Redes, João Paulo Ferreira.
As metas estão estruturadas em três pilares interdependentes (Marcas e Produtos; Nossa Rede; e Gestão e Organização), cuja gestão integrada estará incorporada à cultura organizacional. O atingimento das ambições será responsabilidade de todas as áreas e processos da empresa, com acompanhamento regular dos líderes do Comitê Executivo e do Conselho de Administração.
Além de garantir uma governança transversal e descentralizada da sustentabilidade, a Natura irá construir um processo colaborativo que garanta a inclusão da voz dos públicos de relacionamento. Um Conselho Consultivo, formado por especialistas externos, também será estruturado para avaliar o progresso da empresa e ajudá-la a evoluir em sua estratégia.
Visão de Sustentabilidade 2050
Marcas e Produtos
Queremos que nossas marcas e produtos estimulem novos valores e comportamentos necessários para a construção de um mundo mais sustentável. Para o design e a fabricação de nossos produtos, buscaremos usar tecnologias inovadoras que gerem impacto socioambiental positivo.
Nossa Rede
Somos parte de um ecossistema de relações que, se estiver em equilíbrio, poderá contribuir para a evolução da sociedade. Por isso, estimularemos o desenvolvimento humano e social de nossos públicos de relacionamento, o que inclui ações de educação e empreendedorismo por meio de plataformas colaborativas.
Gestão e Organização
A gestão integrada dos aspectos financeiro, cultural, social e ambiental estará incorporada em nossos processos e na cultura organizacional. Nossas práticas serão referência em comportamento empresarial. Queremos dialogar com a sociedade e contribuir para a transformação da realidade.