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Pontos alternativos
de entrega

Um problema comum nas grandes cidades – a falta de segurança – levou a Natura a desenvolver, em 2014, um projeto alternativo para a entrega dos produtos em áreas consideradas de risco. Após conhecer iniciativas similares de outras empresas de bens de consumo e com o apoio de uma consultoria especializada, a companhia adaptou seus processos de logística no Rio de Janeiro. O objetivo é assegurar a segurança das CNs e dos profissionais envolvidos com o transporte dos itens e diminuir a ocorrência de roubos de carga.

Como funciona

  • Moradores das próprias comunidades do Rio de Janeiro, que conhecem bem as áreas, foram contratados como entregadores.
  • Entregadores (hoje, mais de 60 pessoas) passam pelo programa Entregador Nota 10, para garantir o melhor atendimento às consultoras Natura.
  • Etapa de distribuição foi descentralizada. Antes, os produtos Natura eram armazenados em um mesmo espaço; hoje, existem quatro locais que recebem os itens.
  • Um dos quatro espaços é acionado para fazer a entrega, segundo a rota mais rápida.
  • Veículo que transporta os produtos percorre um caminho menor, diminuindo o risco de assaltos, e chega mais rápido ao entregador.
  • Entregador distribui os produtos Natura às CNs.

Quando há qualquer restrição de acesso às comunidades, entram em funcionamento os chamados pontos de retirada, locais em que as próprias CNs podem receber os produtos.

Como funciona

  • Em caso de restrição de acesso, a força de vendas da Natura é notificada para colocar em funcionamento os espaços de retirada.
  • A força de vendas também aciona as CNOs, que, por sua vez, acionam as CNs.
  • As CNs escolhem o ponto mais próximo.
  • A caminho do ponto de retirada, a transportadora entra em contato com as CNs para comunicar a chegada dos produtos.

A iniciativa também acontece em São Paulo. Sem trazer custos adicionais à Natura, o projeto, além de aumentar a segurança na etapa de distribuição, aumentou o número de entregas feitas em até 48 horas – o Rio de Janeiro registrou 70% de entregas em até dois dias durante alguns ciclos de 2014.