Consultoras
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A consultoria digital

Entrevista: Rafael Gustavo Noris, 25, livreiro e Consultor Natura Digital, Pedreira (SP)

Como era sua relação com a Natura antes de se tornar um Consultor Natura Digital (CND)?

Minha mãe é consultora Natura há muito tempo. Em casa, a marca sempre esteve presente. Minha admiração pela marca ganhou força quando comecei a trabalhar com publicidade e marketing e passei a acompanhar as notícias do mercado. Percebi como era forte a atuação da empresa em projetos de responsabilidade socioambiental, e isso me encantou. Quando fiquei sabendo da possibilidade de trabalhar com a Natura no modelo de consultoria digital, mergulhei de cabeça. Hoje, de certa forma, estou seguindo os passos da minha mãe.

Como você descobriu a Rede Natura?

Sou CND desde outubro de 2014. Conheci o modelo graças à minha namorada, que também é CND e me contou da evolução que vinha tendo em seu espaço na internet. Decidi criar o meu também e, embora, por um momento, tenha pensado que seríamos concorrentes, isso não aconteceu. Ambos estamos sendo bem-sucedidos na busca por encantar novos clientes com os produtos Natura.

Quais são as vantagens e desvantagens de vender exclusivamente em uma plataforma digital?

As vantagens são muitas. É muito fácil e acessível manter o espaço em funcionamento, não há preocupação com os pagamentos, a empresa disponibiliza diversos materiais de apoio para divulgação e não precisamos nos preocupar com o processo de logística. Vejo poucas desvantagens, talvez a maior delas seja a dificuldade em realizar vendas por impulso, que acontecem mais na venda presencial.

Quanto tempo por dia você dedica à atividade?

Como tenho outro emprego, que exige minha atenção e tempo, acabo dedicando ao trabalho de consultoria meia hora ou uma por dia, mas uso esse período de maneira eficiente, para responder a dúvidas, conhecer produtos e divulgar as promoções.

Quem são os seus clientes na Rede Natura?

Vendo muito para familiares, mas a maior parte das minhas vendas vem da internet, quase sempre de pessoas que não conheço, mas que me acompanham via redes sociais ou no meu blog.

O que impulsiona suas vendas?

Costumo usar as redes sociais e meu blog. O que tem me ajudado a vender mais é o Facebook Ads (ferramenta de anúncios da rede social), onde regularmente faço campanhas bem segmentadas, com boas imagens e um texto chamativo. É o canal em que mais tenho retorno sobre meu investimento, de tempo e de dinheiro.

Até o momento, quais são os resultados da parceria com a Natura?

A renda que gero tem me ajudado a investir em minha loja de livros, um sonho que transformei em realidade no final de 2013. Não bastasse isso, ainda há o sentimento positivo de estar trabalhando com uma marca que leva em seu DNA o respeito, a diversidade e o bem-estar. No futuro, espero poder ajudar mais clientes a se cuidar, elevar sua autoestima e alcançar o bem-estar. A gente colhe o que planta e, para mim, cada cliente satisfeito é uma semente de felicidade.