Mais que oferecer produtos que promovam o bem estar bem, a Natura busca contribuir para a transformação efetiva da sociedade. Para isso, mobiliza sua rede de consultoras. O objetivo é que elas possam exercer seu papel de cidadãs e de empreendedoras atuando para a melhoria da realidade das comunidades onde vivem.
Desde 2006, o Movimento Natura é a grande iniciativa por meio da qual a companhia apoia e incentiva a participação das CNs em ações de transformação socioambiental. Em 2014, o movimento ultrapassou as fronteiras da empresa e de sua rede de consultoria, tornando-se uma plataforma digital, que conecta as iniciativas transformadoras às pessoas dispostas a colaborar. Pelo site (www.movimentonatura.com.br), empreendedores sociais, incluindo as próprias consultoras, cadastram suas iniciativas, que, uma vez selecionadas pela Natura, são compartilhadas com todos. Simultaneamente, aqueles que querem apoiar um projeto indicam seus talentos e interesses, e o Movimento Natura os ajuda a encontrar iniciativas que precisam de alguém com o perfil informado. No primeiro ano de atividades, o Movimento Natura 2.0, como é chamado atualmente, totalizou 79 iniciativas cadastradas e 1.182 voluntários inscritos.
A companhia ainda mantém um modelo comercial diferenciado no México. Implantada em 2011, a Rede de Relações Sustentáveis fomenta a estruturação de redes de consultoria e a formação de líderes, impulsionando a geração de negócios inclusivos. Mais que um formato multinível de venda direta – modelo bastante consolidado naquele país –, a Rede de Relações Sustentáveis se diferencia por estimular a realização de ações capazes de gerar impactos positivos para o desenvolvimento local. Após alcançar, no início de 2014, a marca de 100 mil CNs no México, a Natura encerrou o ano com uma leve redução (98 mil CNs), número que já leva a companhia a continuar as evoluções do formato exclusivo para retomar o ritmo de crescimento elevado da rede verificado nos anos anteriores.
Em 2014, a Natura decidiu se aprofundar e entender melhor quem são suas consultoras, como elas vivem e como a companhia pode impactar positivamente suas vidas. Foi criado, então, um projeto para estruturar um índice específico, capaz de mensurar os efeitos do modelo de negócios da empresa no desenvolvimento humano da rede de CNs. O trabalho reflete um dos compromissos explicitados na nova visão de sustentabilidade da companhia.
A inspiração foi o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), indicador que monitora três eixos: saúde (expectativa de vida), educação (média de anos de estudo) e renda. Com o auxílio de uma consultoria especializada, o IDH foi adaptado para atender à realidade do modelo de venda direta e da Natura.
Foram aplicados cerca de 3 mil questionários a consultoras de todo o Brasil. Em uma régua de 0 a 1, o resultado do primeiro levantamento apontou um IDH das CNs de 0,550. Como explica Cida Franco, diretora de Relacionamento Comercial, criar um índice próprio, que será medido anualmente, tem como objetivo principal desenvolver planos de ação específicos para melhorar o impacto positivo da Natura no desenvolvimento humano de sua rede de consultoras.
O trabalho reforça a crença da Natura de que a promoção do desenvolvimento humano é responsabilidade de governos e de entidades não governamentais, mas também das organizações privadas.