Inovação
Inovação

Foco no bem-estar e nas emoções positivas

Anunciada em 2013, a inédita parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para a criação do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano segue em evolução, com a definição da universidade parceira que sediará o centro de pesquisa prevista para 2015.

O objetivo será gerar conhecimento e tecnologias para a promoção do bem-estar por meio da compreensão de suas bases biológicas, de padrões culturais e do comportamento humano. A estruturação do centro tem investimento previsto de R$ 20 milhões, partilhados igualmente pela Natura e pela Fapesp ao longo de dez anos (R$ 2 milhões anuais), além de contrapartida equivalente das instituições de pesquisa selecionadas.

Em paralelo, a companhia conduzirá, até 2016, um projeto de cooperação científica com o Hospital Albert Einstein, em parceria com a Associação Palas Athena, para desenvolver e avaliar a eficácia de um programa para a promoção de bem-estar voltado a gerentes de relacionamento e gerentes administrativas da Natura e enfermeiras do hospital. A iniciativa é fundamentada na neurociência e na psicologia positiva, corrente que propõe a busca da felicidade em detrimento do estudo das patologias psíquicas.

Com a premissa de cuidar daqueles que cuidam, o projeto é baseado em diferentes técnicas e busca oferecer ferramentas para gerenciar estados negativos, promovendo, dessa forma, o bem-estar no trabalho, a qualidade de vida, a melhora da atenção e a ampliação da consciência e das emoções positivas.

A proposta está em linha com a intenção estratégica da Natura de apoiar estudos científicos de vanguarda sobre a influência de padrões culturais e sociais no conceito de bem-estar e, a partir deles, construir experiências positivas com significado para todos. A avaliação dos resultados do projeto fornecerá à empresa subsídios para replicá-lo no futuro nos elos de sua rede de relações, como colaboradores, consultoras e clientes.