Governança
Governança

Sucessão na
gestão executiva

Após 25 anos de atuação na Natura, dez dos quais como presidente, Alessandro Carlucci deixou a companhia, encerrando uma trajetória de importantes realizações. Para sucedê-lo, o Conselho de Administração convidou Roberto Lima, que já havia atuado como conselheiro entre 2012 e 2013 e acumula uma longa trajetória executiva como presidente de organizações de grande porte. “A Natura tem uma história exemplar e uma estratégia em curso à qual buscarei dar minha contribuição, seguindo fielmente os princípios e valores que fizeram desta empresa uma das mais admiradas no Brasil e internacionalmente”, afirmou Lima.

Ele assumiu a posição oficialmente em 8 de setembro de 2014, com a missão de executar o planejamento estratégico da Natura. Desenvolvido em 2013 e apontando as diretrizes para os cinco anos seguintes, o plano prevê o fortalecimento dos negócios no Brasil por meio de evolução do modelo comercial, ampliação das operações na América Latina e ingresso da Natura em novas categorias de produtos e serviços, tendo como habilitadores a tecnologia e a inovação. Para tal, há o suporte do Comex (Comitê Executivo), ampliado em 2013 e atualmente estruturado em três núcleos: o primeiro focado em Marcas e Negócios (incluindo inovação), o segundo em Redes (relacionamento com as consultoras e relação entre CNs e clientes) e o terceiro composto de funções corporativas, como finanças, pessoas, operações e tecnologia digital.

O Comex passou a reunir-se semanalmente em 2014, tornando-se efetivamente a instância decisiva para a concretização da estratégia, por meio do acompanhamento dos projetos estratégicos da empresa e dos indicadores de gestão dos resultados, nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Com a mudança, o Comitê de Novos Negócios foi descontinuado e suas discussões passaram a ser de responsabilidade direta do Comitê Executivo. Atualmente, o Comex conta com o apoio dos comitês de Redes; Marcas e Negócios; Integração de Negócios; Marca; Inovação Comercial; Produtos; e Ética. Todos eles são comandados pelo diretor-presidente ou por um executivo do Comex e podem contar com a participação de outros membros da alta liderança executiva da empresa.

Integrantes do Comitê Executivo

Roberto Oliveira de Lima
Diretor-presidente

É graduado em Administração Pública pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e pós-graduado em Administração Contábil e Financeira pela mesma instituição e em Planejamento Estratégico pelo Institut Superieur des Affaires (França).

Atuou nos grupos Saint Gobain, Rhodia e Accor. Presidiu também a Credicard e a Vivo. Foi membro do Conselho de Administração de várias empresas, no Brasil e no exterior. Em janeiro de 2014, assumiu a posição de chairman do grupo Publicis Worldwide no Brasil.

Agenor Leão de Almeida Junior
Vice-presidente de Tecnologia Digital

É graduado em Processamento de Dados pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Cursou também MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getulio Vargas), pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas na FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e PMD no Instituto de Estudos Superiores da Empresa (Iese), da Universidade de Navarra (Espanha).

Atuou na Vivo por 13 anos, liderando grandes projetos.

Erasmo Toledo
Vice-presidente de Operações Internacionais

É graduado em Economia pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), com pós-graduação em Administração Financeira pela USP (Universidade de São Paulo). Cursou o Programa de Desenvolvimento Diretivo da Auccion Escuela y Negocios (IAE – Argentina), além de cursos na Dom Cabral, Insead e Amana-Key sobre Gestão Avançada.

Desde 1990 na Natura, foi diretor de Negócios Internacionais, diretor de Gestão e Inovação Comercial, diretor de Gestão Comercial no Brasil, gerente-geral no Peru e gerente de Operações na Argentina.

Gerson Valença Pinto
Vice-presidente de Inovação

Tem mais de 25 anos dedicados à inovação em grandes companhias, como Unilever, Johnson & Johnson e PepsiCo. Desde 2003, ocupa a posição de vice-presidente, tendo trabalhado em diversos lugares do mundo.

João Paulo Ferreira
Vice-presidente de Redes

É graduado em Engenharia Eletrônica pela USP (Universidade de São Paulo), com MBA pela Universidade de Michigan (EUA).

Respondeu pela Vice-Presidência de Supply Chain na Unilever, onde trabalhou durante 20 anos. Em 2009, ingressou na Natura, na posição de vice-presidente de Operações e Logística.

José Vicente Marino
Vice-presidente de Marcas e Negócios

É bacharel e mestre em Administração pela FGV (Fundação Getulio Vargas), com MBA em Varejo pela USP (Universidade de São Paulo).

Trabalhou em empresas multinacionais de bens de consumo, como Best Foods e Johnson & Johnson, ocupando cargos de diretor, vice-presidente e presidente. Integra a Diretoria Nacional da ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes) como vice-presidente, é membro do Conselho Superior do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e membro do Conselho Consultivo do Instituto Akatu para o Consumo Consciente.

Josie Peressinoto Romero
Vice-presidente de Operações e Logística

É graduada em Engenharia de Alimentos e participou de programas executivos na Pennsylvania State University, Harvard, Insead e JIPM (Japão).

Atuou em várias posições de liderança (local e regional) na Unilever. Sua última posição foi de vice-presidente de Supply Chain para o Negócio de Home Care América Latina. Ingressou na Natura em 2010, quando assumiu a Diretoria de Disponibilização de Produtos.

Lilian Ferezim Guimarães
Vice-presidente de Pessoas e Cultura

É graduada em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getulio Vargas), com especialização em RH pela mesma instituição. É pós-graduada em Administração Hoteleira pelo Senac e formada em coaching pelo Instituto Ecosocial.

Atuou como VP de Recursos Humanos do Banco Santander. Antes disso, foi diretora de RH do Banco Real. Participa da diretoria da ABRH–SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), sendo responsável por sustentabilidade e pelo Conarh – Congresso Nacional de RH.

Robert Claus Chatwin
Vice-presidente de Internacionalização

É graduado em Economia, com MBA pela IMD na Suíça, além de ser chartered accountant pelo Instituto Britânico de Contabilidade (ICAEW). É também presidente do Conselho da Aesop.

Exerceu diversos cargos na Royal Philips Electronics, como CEO global da Philips Avent, vice-presidente de Fusões e Aquisições e vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Novos Negócios para a Divisão de Consumo em Amsterdã e para a Philips Latam em São Paulo. Trabalhou também no HSBC Investment Bank, em Londres, e na KPMG Corporate Finance, em Londres e no Brasil.

Roberto Pedote
Vice-presidente de Finanças, Jurídico e Relações Institucionais

É graduado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo) e em Administração Pública pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Cursou também MBA em Administração de Empresas na Universidade de Michigan.

Por 16 anos, atuou em vários segmentos do grupo Unilever, no Brasil, na Inglaterra e na América Latina, e ocupou o cargo de vice-presidente de Finanças para Alimentos e Sorvetes no Brasil. Também foi diretor de Finanças e Controle da Nokia do Brasil.

Desde 2010, integra o Conselho do IIRC (International Integrated Reporting Council) e, em 2013, tornou-se membro da Câmara Consultiva de Listagem da BM&FBovespa.