Sobre este relatório
Sobre este relatório

Comunicação de resultados em evolução

Relatório de 2014 segue tendência que privilegia um olhar cada vez mais integrado para o desempenho da companhia, abrangendo os aspectos econômicos, sociais e ambientais

A Natura apresenta, pelo 15º ano consecutivo, seu Relatório Anual. Desde 2002, a empresa considera a divulgação unificada de seus resultados econômicos, sociais e ambientais. O relatório anterior, referente ao desempenho de 2013, foi divulgado em abril de 2014.

A Natura adota as diretrizes de Relato Integrado, lançadas no final de 2013 pelo IIRC (International Integrated Reporting Council) – conselho multistakeholder que reúne lideranças globais de empresas, investidores e instituições acadêmicas, setoriais, de regulação e de normatização para a criação de um padrão global de resultados e análise integrada de desempenho. Entre as evoluções de 2014 está a representação de seu modelo de negócios, agora apresentado a partir de uma visão completa da cadeia de valor da companhia, da concepção dos produtos até sua utilização pelos clientes. Outro avanço significativo se refere à divulgação dos principais riscos e oportunidades relacionados ao negócio, que são gerenciados por instâncias específicas na Natura e acompanhados regularmente pela alta liderança. O objetivo é que o relatório anual reflita cada vez mais a estratégia empresarial da Natura em todas as dimensões do negócio e em suas práticas de gestão.

O documento também foi elaborado segundo as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), versão G4, na opção essencial (leia mais a seguir, em Informações técnicas). Nas duas instâncias – IIRC e GRI –, a companhia mantém participação ativa, sendo organizational stakeholder da GRI e membro do conselho do IIRC.

Além de refletir a proposta de valor da Natura, a estrutura do relatório foi definida com base na sua nova visão de sustentabilidade, lançada em 2014, que permeia transversalmente todo o documento. O relatório também considerou o mais recente processo de identificação e priorização dos temas materiais, que deu origem à nova matriz de materialidade da empresa – representação gráfica dos temas prioritários que refletem os impactos significativos da Natura e que podem influenciar significativamente as avaliações e as decisões sobre a gestão e para os públicos de relacionamento. A revisão dos temas prioritários da Natura integrou o processo de consolidação da Visão de Sustentabilidade 2050 e propiciou um melhor alinhamento às diretrizes da GRI-G4 e do Relato Integrado. Leia mais sobre a nova visão de sustentabilidade e a nova matriz de materialidade da Natura aqui.

São disponibilizados, ainda, os dados mais relevantes sobre o relacionamento da companhia com seus públicos estratégicos, nos capítulos específicos Consultoras Natura, Clientes, Colaboradores, Fornecedores e Comunidades, além do conteúdo dedicado à sociedade.

Formatos

  • Relatório de Administração: primeira publicação do processo unificado de divulgação de resultados da Natura, reúne os principais dados de desempenho do ano. Foi publicado no jornal Valor Econômico e no Diário Oficial no dia 12 de fevereiro de 2015. .
  • Site: dando sequência aos esforços realizados nos últimos anos para consolidar o website como peça principal de comunicação do desempenho da Natura, traz conteúdo ampliado, mais interatividade, vídeos exclusivos e links para outros documentos ou publicações da empresa, valendo-se do princípio de conectividade das informações. Nesta edição, a Natura passa a concentrar todas as informações GRI em sua versão online, deixando de publicar seu relatório completo, que até então era disponibilizado no formato PDF. O site está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol.
  • Relatório Natura (versão impressa): com formato resumido, apresenta as informações essenciais para quem deseja conhecer rapidamente os principais acontecimentos da Natura no ano. Preza por linguagem objetiva e concisa e está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol.
  • Comunicados trimestrais: publicação ao mercado a cada trimestre, obrigatória para as empresas de capital aberto, replica a mesma abordagem integrada, informando o desempenho da Natura nos aspectos econômicos e socioambientais.