Segmentação por Cores - Entenda essa Novidade!
1. Desde o ciclo 04 temos uma nova maneira de fazer promoção segmentada para a CN (através de cores). Quais os objetivo desse novo modelo de Segmentação?
Ajudar a CN a aumentar seu lucro, ofertando condições exclusivas de acordo com seu potencial.
Simplificar o modo como a Natura fala de promoção segmentada para nossas CNs, através de uma comunicação fácil e visual, utilizando o recurso das cores.
2. No consultoria, vimos que a partir do ciclo 04 cada CN tem sua própria cor. Todas as CNs estão alocadas em algum grupo de cor?
Sim, todas as CNs pertencem a um grupo de cor específico.
3. Qual a regra para as CNs estarem em cada grupo?
Para dividirmos as CNs em cada grupo de cores, sempre olhamos para a média de pontos acumulados no período de 6 ciclos anteriores à virada, e ela permanecerá na sua cor por 3 ciclos. São três cores: AZUL (até 600 pontos), VERDE (de 601 a 1300 pontos) e LARANJA (acima de 1301).
Para facilitar, vamos olhar essas regras aplicadas a um exemplo:
- CNs que somaram até 600 pontos no período do 01.2016 a 06.2016, fazem parte do grupo AZUL dos ciclos 7 ao ciclo 09.2016
- CNs que somaram de 601 a 1300 pontos no período 01.2016 a 06.2016, fazem parte do grupo VERDE dos ciclos 7 ao ciclo 09.2016
- CNs que somaram mais de 1301 pontos no período 01.2016 a 06.2016, fazem parte do grupo LARANJA dos ciclos 7 ao ciclo 09.2016
Para os próximos períodos que se iniciam, a regra permanece a mesma: será realizada a soma da pontuação de cada CN no período dos 06 ciclos anteriores. A alocação nos grupos será feita baseado nos mesmos critérios acima e a cor definida com base nesse período permanecerá nos próximos 3 ciclos.
4. Como é a mecânica da promoção segmentada por cores?
De acordo com a somatória de pontos realizada no período dos últimos 6 ciclos antes da virada, todas as CNs são divididas em 3 grupos de cores: azul, verde e laranja, e a cada ciclo, ela encontrará no Consultoria, vantagens e promoções exclusivas para a sua cor.
A cada 3 ciclos, porém, a consultora poderá mudar de cor de acordo com a somatória de seu desempenho nos últimos 6 ciclos de vendas e aproveitar os novos benefícios exclusivos referentes à sua nova cor.
Importante: a partir do Ciclo 13/2016, CNs das cores VERDE e LARANJA passam a aproveitar, além da promoção exclusiva da sua cor, as promoções das cores anteriores. Além disso, materiais de apoio como o Espaço Natura, Amostras e Sacolas e benefícios comerciais também passam a ser benefícios exclusivos das cores, de acordo com a proposta de cada ciclo.
5. A CN que for da cor laranja ou verde pode aproveitar promoções da cor azul, por exemplo?
Sim, à partir do Ciclo 13, as promoções passam a ser CUMULATIVAS e CNs que estiverem nas cores verde e laranja passam a poder aproveitar as promoções das cores anteriores, sendo assim:
- CN grupo azul só pode aproveitar as promoção e ter acesso aos materiais de apoio e benefícios comerciais da cor azul
- CN grupo verde pode aproveitar as promoção das cores verde a azul, e ter acesso aos materiais de apoio e benefícios comerciais exclusivos da cor verde
- CN grupo laranja pode aproveitar as promoção das cores laranja, verde a azul, e ter acesso aos materiais de apoio e benefícios comerciais exclusivos da cor laranja.
6. Os materiais de apoio e as vantagens comerciais também são cumulativas?
Não. Apenas as promoções são cumulativas. Os materiais de apoio são benefícios exclusivos de cada cor e são conquistados no primeiro pedido realizado no ciclo, independente da pontuação, bem como as condições comerciais.
Importante: anteriormente esse itens faziam parte do Mais Natura e podiam ser conquistados de acordo com as pontuações alcançadas ao longo do ciclo. A partir do ciclo 13 a CN só encontrará esses itens na Campanha Colorida.
7. Quantos ciclos uma CN ficará na mesma cor?
Cada CN ficará na mesma cor por 3 ciclos consecutivos, e poderá mudar de cor nos ciclos de mudança, de acordo com a sua pontuação acumulada nos últimos 6 ciclos. Como mostra o quadro abaixo, os ciclos de mudança são os 07, 10, 13, 16, 01 e assim sucessivamente.
8. Qual a regra para uma CN mudar de cor?
Para mudar de cor a CN precisa atingir a soma de pontos correspondente a próxima cor.
As CNs serão avaliadas por um período de 6 ciclos (inicialmente dos ciclos 01 ao 06.2016), de acordo com a soma da pontuação obtida nesse período, ela será posicionada na cor, pode acontecer da CN ficar na cor em que já está cadastrada ou mudar de cor.
Lembrando que a pontuação de cada cor é:
- Azul – até 600 pontos.
- Verde – de 601 a 1300 pontos.
- Laranja- a partir de 1301 pontos.
9. Até o C03 as promoções segmentadas eram identificadas na Revista Consultoria por versões “V1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7”. Agora com esse novo modelo de promoção, o consultoria será segmentado por cor?
Não, teremos apenas uma única versão do consultoria. Mais fácil para GR e CNO trabalharem e a CN poder ver a promoção das outras cores, incentivando-a a fazer mais pontos a cada ciclo, conseguindo assim, mudar de cor e ter ainda mais vantagens.
10. A CN pode usar a pontuação dos produtos exclusivos da sua promoção para completar o seu pedido?
Sim, utilizaremos a mesma dinâmica do Mais Natura. Os pontos dos produtos da Campanha Colorida contarão para completar o pedido e atingir a pontuação que dará direito ao desconto/brinde, sempre de acordo com a promoção vigente no ciclo.
11. Pode acontecer da CN “descer” a escada ao invés de subir?
Sim, a CN pode descer de cor caso no período de 6 ciclos em que ela será avaliada, não consiga manter o patamar de pontuação da cor atual.
Exemplo: a CN foi do grupo verde dos ciclos 07 ao 09, pois no período do ciclos 01.2016 ao 06.2016 ela somou entre 601 a 1300 pontos. Porém no período seguinte de avaliação, que é do 10 ao 12.2016, ela somou 590 pontos, por isso mudou para cor azul e fará parte deste grupo no período do ciclo 13 ao 15.
12. Como a CN poderá saber/acompanhar seu desempenho ciclal?
Dentro do site CN, na aba de PROMOÇÕES, a CN além de saber qual a cor dela, também terá um extrato de desempenho, onde ela verá a pontuação que ela fez em cada ciclo do período avaliado e saberá quantos pontos faltam para ela mudar cor no próximo período. As CNs tem acesso a esse relatório desde o início da Campanha Colorida no ciclo 04.
13. Em caso de pedido retroativo ou pedido cancelado, como será feita a contabilização do desempenho da CN no extrato? Isso poderá impactar em sua mudança de cor?
As atualizações do extrato de desempenho disponível no site CN, aba de PROMOÇÃO, são realizadas diariamente. Em caso de pedido retroativo ou pedido cancelado, a CN deverá aguardar 1(um) dia da data de confirmação da ocorrência, para conferir sua nova pontuação. Caso haja uma mudança de cor, o sistema também fará a atualização automaticamente.
14.Como a GR saberá qual a cor das CNs e o desempenho das CNs do seu setor?
No site FV, no menu “Relatório das Consultoras”, a GR saberá qual a cor de cada CN em dois locais:
- Relatório de Oportunidade GR (uma das colunas será a cor da CN)
- Relatório: Promoção das Cores– onde a GR poderá acompanhar o desempenho de cada CN do seu setor. Nesse relatório ela também terá a visão por grupo de CNO.
Também é possível consultar e esclarecer dúvidas através do Atendimento CIN.
15. Como a CNO saberá qual a cor das CNs e o desempenho das CNs do seu grupo?
No site CNO, no menu “Relatório das Consultoras”, a CNO saberá qual a cor de cada CN do seu grupo em dois locais:
- Relatório de Oportunidade CNO (uma das colunas será a cor da CN)
- Relatório: Promoção das Cores– onde a CNO poderá acompanhar o desempenho de cada CN e assim agir de maneira mais ativa estimulando as CNs a mudarem de cor.
A CNO também pode usar o sistema Quantum de consulta, enviando um SMS com a “COR+Cód da CN” para o número 27127. Ela receberá uma mensagem de resposta informando a cor da CN, o saldo de pontos acumulado até o momento e quantos pontos faltam para a CN mudar de cor no próximo ciclo.
Também é possível consultar e esclarecer dúvidas através do Atendimento ATO.
16. Quais as mensagens chave, que GRs e CNOs tem que passar para as CNs ?
1. Porque a CN esta naquela cor. (de acordo com a pontuação somada nos últimos seis ciclos, cada CN foi alocada em uma cor)
2. A CN permanece na cor por 3 ciclos consecutivos.
3. A partir do ciclo 13, as CN podem aproveitar a promoção da sua cor e também a promoção das cores anteriores
4. Quanto mais pontos a CN juntar nos períodos de avaliação*, mais chances ela tem de mudar de cor e ter mais vantagens.
5. Materiais de apoio deixam de aparecer no Mais Natura e passam a fazer parte da Campanha Colorida e ela receberá a quantidade determinada a que tem direito em seu primeiro pedido do ciclo.
17. Como GR e CNO podem incentivar a CN a mudar de cor?
Mostrar as vantagens sobre as outras cores superiores a dela e oportunidades de aumento de ganhos com a mudança.
18. Quais os locais onde a CN poderá descobrir/consultar qual a cor dela?
A CN terá algumas alternativas para descobrir sua cor:
- Entrar no site CN, aba Promoções – lá a CN verá a cor dela, promoção exclusiva e extrato de desempenho ciclo a ciclo.
- No início do ciclo 04, todas as CNs receberão SMS da Natura informando a cor dela para o período dos ciclos 04 ao 06. Todos os ciclos ela também receberá um SMS com sua cor e a promoção exclusiva para ela naquele período - Incentive suas CNs a manterem celular atualizado no cadastro natura.
- Através do CAPTA – Termômetro abaixo do nome da CN.
- Enviaremos e-mail mkt ao longo dos ciclos 04, 05 e 06 informando a cor e desempenho da CN.
- Através da GR e CNO que terão a informação de cores de todas as CNs.
- Através do CAN
- Através do sistema Quantum de consulta, enviando um SMS com a “COR+Cód CN” para o número 28121. Ela receberá uma mensagem de resposta informando a cor da CN, o saldo de pontos acumulado até o momento e quantos pontos faltam para a CN mudar de cor no próximo ciclo.
19. Como está estruturada a régua de comunicação para as CNs? Quando e como ela recebe as informações da sua cor?
No início de cada ciclo as CNs recebem um email
marketing (Boletim CN) da Natura com a sua cor e a sua promoção exclusiva para aquele
período. No sexto dia do ciclo, elas recebem um SMS da Natura com sua cor e a
promoção exclusiva.
Porém, a qualquer momento elas podem consultar ativamente sua cor e
desempenho através do Site CN, do sistema Quantum ou do Atendimento Natura.
20. Em caso de problemas com cada um desses pontos de contato, como proceder?
Em caso de contato de CN, CNO ou GR, é importante:
_Avaliar qual(ais) a(s) fonte(s) de inconsistência: Site CN, Email Marketing, SMS Natura, SMS Quantum, Oportunidade CG/CNO, Relatório Promoção das Cores (GR/CNO), Tela de Individualização, etc;
_Coletar evidências que comprovem as inconsistências apresentadas;
_Abrir chamado via Atendimento TD e incluir as evidências coletadas
_Identificar no chamado que se trata da Promoção das Cores e em qual(ais) fonte(s) de informação há inconsistência, para que haja direcionamento correto e agilidade na solução do problema.
21. Os problemas que surgirem poderão ser encaminhados diretamente a alguém do time do projeto?
Não. Essa nova segmentação já foi incorporada aos processos normais da Natura, por isso, todo problema deve ser reportado via chamado em Atendimento TD.
22. Que informações são importantes incluir na abertura de chamado via Atendimento TD?
É imprescindível identificar qual(ais) a(s) fonte(s) de inconsistência: Site CN, Email Marketing, SMS Natura, SMS Quantum, Oportunidade CG/CNO, Relatório Promoção das Cores (GR/CNO), Tela de Individualização, etc.
Também Coletar é fundamental que haja evidências que comprovem as inconsistências apresentadas e que elas sejam anexas ao chamado para que o problema possa ser encaminhado para a área responsável.