Segmentação por Cores - Entenda essa Novidade!

A partir do Ciclo 04/2016 teremos uma nova maneira de fazer promoção segmentada para nossas Consultoras, através de Cores!

1. Quais os objetivos desse novo modelo de Segmentação?
Ajudar a CN a aumentar seu lucro, ofertando condições exclusivas de acordo com seu potencial.
Simplificar o modo como a Natura fala de promoção segmentada para nossas CNs, através de uma comunicação fácil, simplificada e visual, utilizando o recurso das cores.


2. No consultoria, vimos que a partir do ciclo 04 cada CNs terá sua própria cor. Todas as CNs estão alocadas em algum grupo de cor?
Sim, todas as CNs pertencem a um grupo de cor específico.


3. Qual a regra para as CNs estarem em cada grupo?
Foi realizada a soma da pontuação de cada CN no período dos ciclos 15.2015 ao 02.2016 e de acordo com a somatória de pontos as CNs foram alocadas em 3 grupos de cores, portanto:
- CNs que somaram até 600 pontos no período do 15.2015 a 02.2016, fazem parte do grupo AZUL dos ciclos 4 ao ciclo 06.2016
- CNs que somaram de 601 a 1300 pontos no período 15.2015 a 02.2016, fazem parte do grupo VERDE dos ciclos 4 ao ciclo 06.2016
- CNs que somaram mais de 1301 pontos no período 15.2015 a 02.2016, fazem parte do grupo LARANJA dos ciclos 4 ao ciclo 06.2016

Para o próximo período que se inicia no Ciclo 07, será realizada a soma da pontuação de cada CN no período dos ciclos 01.2016 ao 06.2016.
A alocação nos grupos será feita baseado nos mesmos critérios acima e a cor definida com base nesse período permanecerá dos ciclos 07 ao 09/2016.


4. Como é a mecânica da promoção segmentada por cores?
De acordo com a somatória de pontos realizada no período do ciclo 15.2015 ao 02.2016, todas as CNs foram divididas em 3 grupos de cores: azul, verde e laranja, e a cada ciclo, ela encontrará no consultoria uma promoção exclusiva para a sua cor.
A cada 3 ciclos, porém, a consultora poderá mudar de cor de acordo com a somatória de seu desempenho nos últimos 6 ciclos de vendas e aproveitar as promoções exclusivas referentes à sua nova cor.
Importante: a CN só será contemplada com as promoções da sua cor específica.


5. A CN que for da cor laranja ou verde pode aproveitar promoções da cor azul, por exemplo?
Não, as promoções são exclusivas para cada cor, e não são cumulativas, sendo assim:
- CN grupo azul só pode utilizar a promoção da cor azul
- CN grupo verde só pode utilizar promoções da cor verde
- CN grupo laranja só pode utilizar promoção da cor laranja
6. Quantos ciclos ela ficará na mesma cor?
Cada CN ficará na mesma cor por 3 ciclos consecutivos, portanto nesse primeiro período, ela se manterá na mesma cor do ciclo 4 ao 6.
No segundo período, ela se manterá na mesma cor do ciclo 07 ao 09, e assim consequentemente


7. Qual a regra para ela mudar de cor?
Para mudar de cor a CN precisa atingir a soma de pontos correspondente a próxima cor.
As CNs serão avaliadas por um período de 6 ciclos (inicialmente dos ciclos 01 ao 06.2016), de acordo com a soma da pontuação obtida nesse período, ela será posicionada na cor, pode acontecer da CN ficar na cor em que já está cadastrada ou mudar de cor.
Lembrando que a pontuação de cada cor é:
- Azul – até 600 pontos.
- Verde – de 601 a 1300 pontos.
- Laranja - a partir de 1301 pontos.


8. Qual o próximo ciclo que ela pode mudar de cor?
As CNs podem mudar de cor no ciclo 7 de 2016.


9. Antes as promoções segmentadas eram identificadas na Revista Consultoria por versões V1, V2, 3, 4, 5, 6 ou 7, agora com esse novo modelo de promoção, o consultoria será segmentado por cor?
Não, teremos apenas uma única versão do consultoria. Mais fácil para GR e CNO trabalharem e a CN pode ver a promoção das outras cores, incentivando-a a fazer mais pontos a cada ciclo, conseguindo assim, mudar de cor e ter ainda mais vantagens.


10. A CN pode usar a pontuação dos produtos exclusivos da sua promoção para completar o seu pedido?
Sim, utilizaremos a mesma dinâmica do Mais Natura. Os pontos dos produtos da promoção exclusiva das cores contarão para completar o pedido e atingir a pontuação que dará direito ao desconto/brinde, sempre de acordo com a promoção vigente no ciclo.


11. Pode acontecer da CN descer a escada ao invés de subir?
Sim, a CN pode descer de cor caso no período de 6 ciclos em que ela será avaliada, não consiga manter o patamar de pontuação da cor atual.
Exemplo: a CN foi do grupo verde dos ciclos 04 ao 06, pois no período do ciclos 15.2015 ao 02.2016 ela somou entre 601 a 1300 pontos. Porém no período seguinte de avaliação, que é do 01 ao 06.2016, ela somou 590 pontos, por isso mudou para cor azul e fará parte deste grupo no período do ciclo 07 ao 10.


12. Como a CN poderá saber/acompanhar seu desempenho ciclal?
Dentro do site CN, na aba de PROMOÇÃO, a CN além de saber qual a cor dela, também terá um extrato de desempenho, onde ela verá a pontuação que ela fez em cada ciclo do período avaliado e saberá quantos pontos faltam para ela mudar cor no ciclo 07. A CN terá acesso a esse relatório a partir da abertura do ciclo 04.


13. Em caso de pedido retroativo ou pedido cancelado, como será feita a contabilização do desempenho da CN no extrato? Isso poderá impactar em sua mudança de cor?
As atualizações do extrato de desempenho disponível no site CN, aba de PROMOÇÃO, são realizadas diariamente. Em caso de pedido retroativo ou pedido cancelado, a CN deverá aguardar 1(um) dia da data de confirmação da ocorrência, para conferir sua nova pontuação. Caso haja uma mudança de cor, o sistema também fará a atualização automaticamente.


14.Como a GR saberá qual a cor das CNs e o desempenho das CNs do seu setor?
No site FV, no menu “Relatório das Consultoras”, a GR saberá qual a cor de cada CN em dois locais:
- Relatório de Oportunidade GR (uma das colunas será a cor da CN)
- Relatório: Promoção das Cores – onde a GR poderá acompanhar o desempenho de cada CN do seu setor. Nesse relatório ela também terá a visão por grupo de CNO.
Também é possível consultar e esclarecer dúvidas através do Atendimento CIN.


15. Como a CNO saberá qual a cor das CNs e o desempenho das CNs do seu grupo?
No site CNO, no menu “Relatório das Consultoras”, a CNO saberá qual a cor de cada CN do seu grupo em dois locais:
- Relatório de Oportunidade CNO (uma das colunas será a cor da CN)
- Relatório: Promoção das Cores– onde a CNO poderá acompanhar o desempenho de cada CN e assim agir de maneira mais ativa estimulando as CNs a mudarem de cor.
A CNO também pode usar o sistema Quantum de consulta, enviando um SMS com a “COR+Cód da CN” para o número 27127. Ela receberá uma mensagem de resposta informando a cor da CN, o saldo de pontos acumulado até o momento e quantos pontos faltam para a CN mudar de cor no próximo ciclo.
Também é possível consultar e esclarecer dúvidas através do Atendimento ATO.


16. Quais as mensagens chave, que GRs e CNOs tem que passar para as CNs ?
1. Porque a CN esta naquela cor. (de acordo com a pontuação somada dos ciclos 15.2015 a 02.2016, cada CN foi alocada em uma cor)
2. A CN permanece na cor por 3 ciclos consecutivos (4 a 6).
3. Cada CN só pode utilizar a promoção da sua cor.
4. Quanto mais pontos a CN juntar nos períodos de avaliação*, mais chances ela tem de mudar de cor e ter mais vantagens.
Períodos de avaliação:
Ciclos 01 ao 06 – para mudança de cor no ciclo 07


17. Como GR e CNO podem incentivar a CN a mudar de cor?
Mostrar as vantagens sobre as outras cores superiores a dela e oportunidades de aumento de ganhos com a mudança.


18. Quais os locais onde a CN poderá descobrir/consultar qual a cor dela?
A CN terá algumas alternativas para descobrir sua cor:
- Entrar no site CN, aba Promoções – lá a CN verá a cor dela, promoção exclusiva e extrato de desempenho ciclo a ciclo.
- No início do ciclo 04, todas as CNs receberão SMS da Natura informando a cor dela para o período dos ciclos 04 ao 06. Todos os ciclos ela também receberá um SMS com sua cor e a promoção exclusiva para ela naquele período - Incentive suas CNs a manterem celular atualizado no cadastro natura.
- Através do CAPTA – Termômetro abaixo do nome da CN.
- Enviaremos e-mail mkt ao longo dos ciclos 04, 05 e 06 informando a cor e desempenho da CN.
- Através da GR e CNO que terão a informação de cores de todas as CNs.
- Através do CAN
- Através do sistema Quantum de consulta, enviando um SMS com a “COR+Cód CN” para o número 28121. Ela receberá uma mensagem de resposta informando a cor da CN, o saldo de pontos acumulado até o momento e quantos pontos faltam para a CN mudar de cor no próximo ciclo.


19. Como está estruturada a régua de comunicação para as CNs? Quando e como ela recebe as informações da sua cor?
No início de cada ciclo as CNs recebem um email marketing (Boletim CN) da Natura com a sua cor e a sua promoção exclusiva para aquele período.
Em D6, elas recebem um SMS da Natura com sua cor e a promoção exclusiva. Porém, a qualquer momento elas podem consultar ativamente sua cor e desempenho através do Site CN, do sistema Quantum ou do Atendimento Natura.


20. Em caso de problemas com cada um desses pontos de contato, como proceder?
Em caso de contato de CN, CNO ou GR, é importante:
_Avaliar qual(ais) a(s) fonte(s) de inconsistência: Site CN, Email Marketing, SMS Natura, SMS Quantum, Oportunidade CG/CNO, Relatório Promoção das Cores (GR/CNO), Tela de Individualização, etc;
_Coletar evidências que comprovem as inconsistências apresentadas;
_Abrir chamado via Atendimento TD e incluir as evidências coletadas
_Identificar no chamado que se trata da Promoção das Cores e em qual(ais) fonte(s) de informação há inconsistência, para que haja direcionamento correto e agilidade na solução do problema.


21. Os problemas que surgirem poderão ser encaminhados diretamente a alguém do time do projeto?
Não. Essa nova segmentação já foi incorporada aos processos normais da Natura, por isso, todo problema deve ser reportado via chamado em Atendimento TD.


22. Que informações são importantes incluir na abertura de chamado via Atendimento TD? É imprescindível identificar qual(ais) a(s) fonte(s) de inconsistência: Site CN, Email Marketing, SMS Natura, SMS Quantum, Oportunidade CG/CNO, Relatório Promoção das Cores (GR/CNO), Tela de Individualização, etc.
Também Coletar é fundamental que haja evidências que comprovem as inconsistências apresentadas e que elas sejam anexas ao chamado para que o problema possa ser encaminhado para a área responsável.